segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ébria de mel



Quadro a óleo intitulado «Os amantes»
Autor: José M. Silva


Ébria de mel em mim entras

enrolada em doces espirais

e conexões sem eco.

E, no ranger desta ansiedade,

no profundo fechar de olhos

nesta noite que já esvoaça


APARECES!!!.....


Temerosa estátua de corpo desnudado

de olhar profundo e longínquo.

Estendes-me os teus frescos braços de flor

e nos teus seios repouso.


Mas na minha solidão

Permaneces ausente ausente:

do vento, do mar, das gaivotas,

dos veleiros e das rosas que dirijo.

Dos crepúsculos em olhares de boneca

dos búzios em terras santas

dos beijos que cantam nos rios…


José M. Silva


Em livro «Há copos, garfos inebriados dentro de mim»

15 comentários:

  1. Porquê ólio e não óleo? já vi olío em vários sítios e acho que não sei o que é...

    O quadro tem um ar clássico. Algo entre Gregos e Romanos. Muito interessante este efeito, que não sei se foi propositado.

    ResponderEliminar
  2. Susana porque ando na lua! :-)

    Enganei-me é óleo e não ólio. Como tu conheço óleo e ólio não estou a vêr o que será!...

    Esta tela tem cerca de dez anos e é resultado de pesquisa e experimentação de técnicas renascentistas, algo, que nos dias de hoje não se ensina nem nas belas artes.
    Trabalhei inicialmente a têmpera e comecei por dar um fundo avermelhado como fizeram Ticiano, Velasquez, Remdbrant... esse fundo permite iluminar as formas e todo o quadro, depois com o branco desenhei as formas sendo, a cor mais espessa nas partes onde quis incidir a luz e mais diluída nas sombras. Ora isto dá os três tons necessários ás formas, claro, escuro e intermédio. Depois fui dando algumas veladuras, (eles chamavam de refrescar os quadros) não consegui arranjar os produtos necessários como eles usavam, mas como sou criativo pus mãos á obra, e consegui produtos que me deram um efeito idêntico.
    Não está muito perceptível na imagem, mas utilizei uma técnica de Ticiano em alguns pontos que se chama Frottis, deriva do verbo Francês Frotter (esfregar) permite a passagem de luz à sombra, brilhos, esfumados…
    Terei todo o gosto em te explicar melhor esta técnica se for do teu interesse via e-mail.

    Beijos

    José

    ResponderEliminar
  3. Resposta ao mail veio para trás.
    Giro o vídeo. Tenho uma aluna surda com quem tenho tido momento de grande humor. Aprendi muitos truques para comunicar. Muitas vezes dou uma ordem e esqueço-me dela. Acabamos as duas a rir!

    ResponderEliminar
  4. Hehehehe Susana, é por isto que aprecio a tua amizade ;-) Realmente uma conversa de surdos...hehehe, é claro que estas questões técnicas não te dizem nada (assim como a explicação técnica sobre hidroginástica. Foi só para te fazer vêr que nada no quadro aconteceu por acaso, mas sim propositado fruto de estudo e pesquisa, aliado à minha sensibilidade artística. Como há muita gente a visitar este blogue alguns jovens artistas deixei aqui a dica.

    Fica bem

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. É uma obra artística-pessoal LINDA a que aqui tens exposta!
    A sensação que me transmites é que és um artista completo. Não o digo pela várias componentes em que te expressas, mas sim, porque o assumes perante ti mesmo e aos olhos de todo o mundo, que é intrínseco a ti. Que o és "de corpo e alma"

    ResponderEliminar
  6. Claro Tamagoshi ando na rua, de cara destapada. Como te disse no blogue da Tia_Zen aparece no clube literário.

    P.S. Não sei o que simboliza esse boneco que fizeste. =)

    Segundo a tua tese, sou um artista completo, (acho que vou morrer sem saber o que é um artista completo) não pelas várias formas com que me exprimo, mas sim, porque assumo, perante mim mesmo e aos olhos do mundo, o que de mais intimo há em mim. Que sou "de corpo e alma".
    Pois eu sou o que sou e quem sou, um heterosexual normal que gosta: de pintar, de tocar guitarra, de escrever... e não tem medo, (se tivesse comprava um cão)de mostrar o que faz.

    ResponderEliminar
  7. o boneco =) representa um "sorriso" (supostamente o sinal "=" sºao os olhos e o ")" os lábios em forma de sorriso)

    Ao referir-me por completo (sim, não me expressei da melhor forma), queria evidênciar mais o facto de que és um artista por natureza, que o és por ti mesmo, é algo inato, que te vem de dentro, da mais pequena essência da tua alma, exteriorizando-se através do teu corpo. Era mais aqui onde me queria focar (mas a leitura que fizeste, não está errada). Pois há aqueles que sentem o impulso artístico dentro deles, mas abafam-no ou por timidez ou por falta de um "estimulo"... E aqueles que desejam tão árduamente serem-lo, que acabam por forçar demasiado, tornando toda a sua criação do mais artíficial que há memória.
    Mas também, englobando o facto de que te exprimes em várias vertentes (nao era minha intenção não lhas dar o seu devido valor).

    Mas este tema é um tema tão vasto e "abstrato" que é difícil eu conseguir-me exprimir-me por completo em palavras... Ou pelo menos, conseguir fazer-me entender da forma que gostaria.. É como disses "acho que morrerei sem saber o que é um artista completo"... Até porque pela simples condição de sermos humanos, seremos sempre incompletos...

    Não pude deixar de reparar no facto de teres evidênciado o facto de seres "heterosexual".. não que eu tenha algum problema com isso, (porque também o sou), mas espero que não o tenhas feito por uma má interepretação do meu comentário "posso-te conhecer?" eheh

    Sexta apareço por lá... Domingo, farei os possiveis por!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Pois se calhar é isso mesmo... há o desejar algo e há o gostar de algo. Eu apenas nasci!...

    Tudo isto são hobbys com os quais me sinto bem.

    Quanto á abstracção temática, a sua complexidade, subjectividade e "artificialidade" não dá para se discutir em comentários. (ficava com os dedos gastos de tanto "falar") :-)
    A leitura que fiz não está errada, claro. Foi o que escreveste, se não era bem isso que querias expressar aí tudo bem, nem sempre nos expressamos da melhor forma.

    hehehe... eu não evidenciei o facto de ser heterosexual se voltares a lêr o coment vais perceber que foi no correr da escrita. Sou uma pessoa normal com defeitos e virtudes. Não que os "outros" sejam anormais "entenda-se" respeito a liberdade dos outros (desde de que respeitem a minha)por igual. Nada de racismo ou chauvinismo.

    Na sexta não sei se vou porque, entretanto, arranjei um novo hobby (não consigo estar parado, são bichos de carpinteiro) que só por volta da meia noite é que acaba, mas vou fazer o possivel por aparecer lá mais cedo. Quanto ao portugal poético, enganei-me na data não é no domingo mas sim no sábado dia 23 ás 18.00h. Portanto se puderes aparece no sabado.

    P.S. Podes levar quem quiseres.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Combinadissimo! Não me digas para levar quem quiser que eu arrasto já meio mundo comigo! =D

    "desculpa" lá, mas evidenciaste essa característica, bem como tudo o resto: "Normal, que gosta de: pintar, de tocar guitarra, de escrever... e não tem medo..."

    Cá para mim, isto é evidenciar todas estas características.. Entre tantas que te distinguem e caracterizão, evidenciaste estas =)

    ResponderEliminar
  10. Sim tens razão evidenciei (foquei) todas essas características não só uma. Evidenciar é destacar e eu não destaquei nenhuma das características da frase.
    Repara não tem qualquer outro valor conotativo, apenas o assumir da pessoa que sou, daí ter dito,
    "sou quem sou e como sou..." =)

    ResponderEliminar
  11. ehehe Podia já ter-te conhecido quando tinha exames de Português pela frente =)

    ResponderEliminar
  12. Olá José!

    Obrigado pela visita e por seguires o meu blogue.
    Belos poemas, vou "folhear" estas páginas!
    Ora AQUI está uma conversa de José para José que um dia publiquei!

    Abraço e até breve!

    ResponderEliminar
  13. Gostei! :)
    Muito bonito, tanto o quadro como o poema.

    Bjos

    ResponderEliminar