quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Não me perguntem como pinto?


Aguarela (Areeinho) Autor: José M. Silva

Não me perguntem como pinto?
Apenas sinto! É esse o meu pintar.
Desenho, mancho, esborrato... sou por vezes insano.
Sou o meu abismo... sucedo-me, encandeio-me, sou eu em mim.
O sentimento abalroa o nascer e renascer das formas
sinto-as e paro. Deve-se sempre parar…

Não me perguntem das cores?! Misturam-se...
em tons adjacentes, inebriados... complementam-se!
São o claro e o escuro, o quente e o frio, o dia e a noite,
a vida e a morte!

Não me perguntem como pinto?
Pois quando as saudades matam, vejo todos
os mares de rosas que me iluminam.
Procuro! E quando aparece sinto e é tão bom sentir!
O momento é vida e a vida leva-nos sempre nos seus mistérios…

José M. Silva

Em livro «Há copos, garfos inebriados dentro de mim»

7 comentários:

  1. Pintas retirando duma paleta cores de luar, de sol-poente ou sol-nascente, de arco-íris, de som... de vida. sim, de vida. isso é pintar. continua a pintar em todos esse tons de arrepiar.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Moço, não te pergunto não senhora, a beleza é tal que; por mais que me explicasses, nunca conseguiria reproduzir algo tão belo...Também pinto, mas, nunca aprendi, sou Autodidacta...faço de tudo um pouco, mas, a tua arte, poesia, pintura, um MUST!... Adoraria que alguma fadista de gabarito, cantasse aquele fado, acho-o divino e foi escrito, sentidfo, ora pois..beijinho da laura, agradecida...

    ResponderEliminar
  3. Pintas, tocas, danças, fazes rodopio no sentir, no saber viver, no poder lançar ao mundo toda a cor do afecto no viver.
    Muito bom o teu espaço!Obrigada pela visita, voltarei mais vezes!
    Beijinho terno

    ResponderEliminar
  4. Encanto-me com a vida e deixo que ela a marque com as cores mais invulgares, mais preciosas, porque são minhas...
    Lindo....Gostei muito da aguarela...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  5. ¡Que boa "pinta" ten esta acuarela!. Que boa.
    Felicidades por esas obras tan fermosas.
    Saúdos.

    ResponderEliminar
  6. E pintas muito bem José.
    Sabes que adoro as tuas aguarelas.
    Beijo para ti e continua a pintar assim..sentindo o que pintas..


    Na arte do amor
    Na tela do amar
    Pintar fantasias
    Nosso atelie particular.

    Fazemos o esboco elementar
    Nossos olhos na tela
    Amada desenhar
    O amor com cores pintar

    Sentimentos em rabiscos
    Tentamos demonstrar
    Que amamos alem da tela
    Ser capaz alem do infinito
    Pelas cores o amor combinar

    Amor fundamental
    Quadro com expressao
    Teem de se amar de verdade
    Alguem do fundo do coracäo

    Retoques finais
    A imagem completa
    Quem amamos ,ficou imortalizada
    Na tela de amor repleta.

    José A.Correia

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Mena é muito bom vindo de ti, achares que eu pinto bem, e gostares da minha pintura... ;-)
    Beijos e não te esqueças de me visitar!

    ResponderEliminar